Luiz Fux é aprovado por unanimidade em sabatina no Senado
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, por unanimidade, na tarde desta quarta-feira (9) o jurista Luiz Fux, indicado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar o cargo de Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).
Fux foi sabatinado pela CCJ e respondeu os questionamentos dos senadores, inclusive sobre temas polêmicos como a extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti, Lei da Ficha Limpa, política de cotas nas universidades e a lei de licitações. Em seu discurso, o jurista contou aos parlamentares sobre seus 30 anos de carreira na magistratura e o desejo de ocupar uma vaga na Suprema Corte do país. Ao final, foi aplaudido de pé pelos senadores presentes na sessão.
Luiz Fux é carioca, formado pela Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), onde leciona. Em 79 tornou-se Promotor de Justiça do Rio de Janeiro. Também atuou como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado e, em 2001, foi nomeado pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso para compor o STJ. Ele presidiu a comissão especial de juristas que elaborou o anteprojeto do novo Código de Processo Civil, aprovado pelo Senado e enviado à Câmara no ano passado.